segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O novo papel do professor

Com o aparecimento do ensino/aprendizagem virtual, o professor “muda” de papel, logo terá de ser preparado e sensibilizado para este tipo de ensino. O professor deixa de ser apenas um transmissor de conhecimentos e passa a ser um colaborador porque actua como mediador, como supervisor e animador, no sentido de incentivar e apoiar todo o processo de aprendizagem do aluno. Salmon (2000) efectuou um estudo entre estudantes e professores durante dois anos e concluiu que as funções dos professores vão alterando à medida que decorre o curso, distinguindo assim cinco estádios ou níveis: Acesso e Motivação - é neste estádio que o professor conquista os alunos através do ensino da utilização da plataforma, assim poderá realizar um módulo de ambientação online, onde os alunos passa a conhecer a sala virtual, aprendem a interagir com os colegas e com os professores através dos fóruns. Socialização - neste estádio um dos pré – requisitos é a empatia que é fundamental para o conhecimento interpessoal. Partilha de Informação - neste estádio o professor passa a ser orientador, visto ser neste momento que os matérias a utilizar são disponibilizados aos alunos. Muitas são as vezes que os alunos, não sabem como iniciar o seu estudo, apesar dos alunos que frequentam cursos a distância na sua maioria já são autónomos. Construção do conhecimento - o professor tem um papel fundamental neste estádio para que não se caía na monotonia. O professor incentiva e encoraja os alunos a participar, interagindo uns como os outros na discussão das matérias em estudo. Desenvolvimento - neste estádio os estudantes são responsáveis pela sua aprendizagem, segundo Salmon é neste estádio que melhor se expressa o paradigma construtivista. Assim sendo, o professor na modalidade virtual, quando comparado ao professor do ensino presencial, adquire novas funções. Os professores virtuais podem e devem marcar presença nas discussões a distância, facilitar o diálogo, transmitir instruções directas e fornecer sempre feedback aos alunos «A educação a distancia de modo geral refere-se geralmente, “ao oferecimento de recursos para a aprendizagem de alunos ‘remotos’ e envolvem tanto o ensino a distância (o papel do professor no processo) quanto a aprendizagem a distância (o papel do estudante).» Palloff e Pratt (2002:27)

Referências bibliográficas:

Morgado Lina.(2001). “O papel do professor em contextos de ensino online: Problemas e virtualidades”, Discursos, III Série, nº especial, pp.125-138, Universidade Aberta. Wallace, Raven M. (2003). Aprendizagem online na educação superior: uma revisão da Investigação sobre as interacções entre professores e estudantes. Acedido em 10/10/2007 em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=75878

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